Pegada ecológica no campus 1 da usp são carlos
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS
PEGADA ECOLÓGICA NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO
TRABALHO FINAL
Alunos: Lívia Mendes Moraes Marco Partel Mariana Mariano Marina Dias Fernandes Nuno Pina
Professor: Tadeu Malheiros
São Carlos, SP
2011
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. PEGADA ECOLÓGICA 04
2.1. O Cálculo da Pegada Ecológica 04
3. ANALISE DOS CRITÉRIOS EXISTENTES NA PEGADA ECOLÓGICA 05
3.1. Consumo de água 05
3.2. Consumo de energia 06
3.3. Mobilidade e transporte 08
3.4. Áreas construídas 09
3.4.1 Questão das áreas Verdes 09
4. PEGADA ECOLÓGICA E EDIFÍCIOS NOVOS 10
5. CONCLUSÃO 11
ANEXOS 14
BIBLIOGRAFIA 15
1. INTRODUÇÃO
A atual população do planeta Terra tem se deparado com a questão da fixação e domínio predatório do espaço perante o meio ambiente. Diariamente notícias destacando a complexidade desse problema vêm alertar a todos dos danos já causados e que se refletem nas modificações ambientais que causam temor e preocupação. Muitas pessoas já se tornaram “vítimas” dessas conseqüências, demonstrando a necessidade imediata de um novo padrão de desenvolvimento.
Mesmo conscientes, continua-se a referência à responsabilidade desse assunto como se se tratasse de uma massa coletiva abstrata. As iniciativas precisam ser tomadas também em instância individual, sendo inclusive uma forma de exemplo para os demais habitantes.
Tendo em vista a constituição de modos menos agressivos, alguns especialistas procuraram levantar questionamentos perante as atitudes cotidianas dos indivíduos para que pudessem refletir e, se possível, modificar de maneira positiva seus hábitos. Denominada de “pegada ecológica”, esse questionário, ainda que simplório, engloba perguntas referentes às atitudes humanas perante o planeta.
A idéia seria quantificar em termos de solo o