Resumo Livro Pesquisa Em Comunica O
O livro pesquisa em Comunicação, da autora Maria Immacolata Vassalo de Lopes é de grande importância para quem desejar realizar qualquer tipo de pesquisa científica.
A pesquisa é um exercício que pode criar um grupo de conhecimentos que tem como objetivo nos ajudar no entendimento da realidade e nos guiar em nossas atividades.
A dica inicial é expor uma série de questões que ao longo da pesquisa serão respondidas e fornecerão as diretrizes de todo o livro
Além de apresentar os problemas para se iniciar uma pesquisa é necessário observar e interpretar aquilo que está sendo estudado. O segredo é nunca acreditar tudo.
Outro ponto importante destacado pela autora é que a pesquisa não pode ser investigada fora do contexto econômico, social, político e cultural que a envolve.
Maria Immacolata explica ao longo do livro sobre o mercado cultural no Brasil, os paradigmas e a organização institucional nas pesquisas, o modelo metodológico , e ainda define as instâncias e as fases de uma pesquisa.
2 DESENVOLVIMENTO
O atual mercado cultural do Brasil é resultado das instituições das bases industriais nos anos 60 e sua consolidação nos anos 70, como conseqüência da demanda de consumidores afoitos, que formavam um público cada vez mais extenso e socialmente diversificado.
O acesso ao consumo cultural, num primeiro momento restrito a poucos, generaliza-se rapidamente atingindo inclusive os menos favorecidos.
A autora Maria Immacolata Vassalo de Lopes deixa claro que essa ampliação do mercado cultural está diretamente ligada aos processos de transformação cultural acarretados pela influência da indústria cultural.
O termo indústria cultural foi empregado pela primeira vez pelos filósofos Adorno e Horkheimer, em 1947, quando eles se referiram aos produtos culturais, informações e entretenimento veiculados em revistas, jornais, rádio, televisão ou qualquer outro meio de comunicação que atinge a grande massa.
Para os filósofos tudo era um desastre.