Resumo livro Nós Lemos com as mãos
O livro conta a história de uma garota surda chamada Lisa que não era esclarecida sobre determinados assuntos, portanto, vivia uma vida isolada com dificuldades de socialização e consequentemente limitada em um mundo só dela.
Por não ouvir, Lisa acreditava que sua mãe tinha poderes mágicos, pois sempre que sua mãe abria a porta havia uma visita do outro lado, não sabendo ela que a mãe ouvia o som da campainha. Por diversas vezes Lisa tentara fazer o mesmo, porém sem sucesso.
Lisa ia ao playground, porem não encontrava nenhuma criança que brincasse com ela. Na verdade Lisa tinha dificuldade em comunicar-se , pois não entendia o que as outras crianças falavam e as outras crianças não entendia o que ela gesticulava, achavam que Lisa era “boba” e esquisita.
A vida social de Lisa muda quando ela conhece um garoto chamado Tomás que entende perfeitamente os sinais que Lisa faz para se comunicar e ainda desenvolve um diálogo com Lisa chamando a atenção das outras crianças, que pensam que assim como Lisa Tomás é “bobo”.
Tomás repreende a fala das outras crianças e explica que Lisa, assim como os pais dele, é surda e usa as mãos para se comunicar através da Língua de Sinais.
Partindo desta situação Lisa e Tomás viram amigos e também conquistam a amizade das outras crianças ensinando alguns gestos a elas. Lisa define os nomes em Língua de Sinais de acordo com as características pessoais de cada um e todos se divertem muito.
Os pais de Tomás são surdos, porém o garoto é ouvinte e possui habilidade de se comunicar tanto em gestos como oralmente. A família vive em um apartamento totalmente adaptado para surdos.
Tomás convida as crianças para conhecer o apartamento em que vive, apresentando uma vasta opção de acessibilidade para surdos, mostrando que é possível estes terem uma vida normal através de adaptações.