pedagogia
A concepção de leitura é o significado individual de um texto. Não está apenas na soma das palavras que são compostas, e nem nas ideias apresentadas em um texto. Está durante a litura de uma mensagem escrita em que o leitor raciocina e infere de forma continua capitando significados que não aparecem diretamente, explicitamente no texto. Trata-se de um ato de raciocínio devido suas experiências de vida; ou seja, dois indivíduos podem interpretar um mesmo um texto de diferentes maneiras já que, presenciaram distintos acontecimentos em suas vidas. Significa questionar e consequentemente questionar sua própria visão.
Concepção de leitura representa os pensamentos, psicológicos, individuais suas vontades e ações, trata se da representação do pensamento do individuo (autor) como inteiro das suas ações, utilizando logica no pensamento para que o leitor consiga captar essa representação mental. Assim a leitura é entendida como uma atividade de capacitação de ideias do autor, sem levar em conta as experiências e o conhecimento do leitor.
O foco de atenção é as intenções e propósitos colocados no texto dando sentido para que o leitor possa captar as informações.
Durante toda a leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar e inferir de forma continua, podendo captar os significados que não aprecem diretamente no texto. A formulação de hipóteses, quando o leitor se propõe a ler um texto, uma história, uma música uma série de elementos contextuais ativas de seus esquemas de conhecimento e o leva a antecipar aspectos do conteúdo, exigindo conhecimento e experiências, conhecimento de código linguístico, codificado e decodificado.
“A leitura é uma atividade interativa atualmente complexa de produção de sentidos”, para compreender o texto devemos utilizar como estratégia e criatividade, sentimento, emoções, interação, hipóteses, formular perguntas que questionam o conteúdo apresentado no