Resumo Livro Estratégia Competitiva
A estratégia competitiva de uma empresa é relacionada com o meio externo, como forças sociais, econômicas, mas o aspecto principal é a indústria ou as indústrias em que ela compete. A concorrência em uma indústria tem raízes em sua estrutura econômica básica e vai além do comportamento dos atuais concorrentes.
A meta da estratégia competitiva para uma unidade empresarial em uma indústria é encontrar uma posição dentro dela em que a companhia possa melhor se defender contra estas forças competitivas ou influenciá-las em seu favor. O conjunto das forças pode estar em todos os concorrentes, para o desenvolvimento de uma estratégia é necessário pesquisar e analisar as fontes de cada força.
1.1 Determinantes Estruturais da Intensidade da Concorrência
Em empresas fabricantes de produtos que são substitutos bastante aproximados entre si, existe um alto grau de controvérsias com relação à definição apropriada, que gira em torno do grau de proximidade, produto, processo e limites geográficos de mercado.
1.2 Ameaça de Entrada
Novas empresas que entram para um setor trazem nova capacidade, desejo de ganhar parcela de mercado e recursos substanciais. A ameaça de entrada em uma indústria depende das barreiras de entrada, em conjunto com a reação que o novo concorrente pode esperar da partes dos concorrentes existentes. Se as barreiras são altas, o recém-chegado pode esperar retaliação acirrada dos concorrentes na defensiva, a ameaça de entrada é pequena.
1.3 Barreiras de Entrada
Existem seis fontes principais de barreiras de entrada:
1)Economias de Escala
2)Diferenciação do Produto
3)Necessidade de Capital
4)Custos de Mudança
5)Acesso aos Canais de Distribuição
6)Política Governamental
1.4 Preço de Entrada Dissuasivo
Se o nível corrente de preço é mais alto do que o preço de entrada dissuasivo, as empresas que pretendem entrar farão previsões de lucros acima da média, e a entrada ocorrerá.
1.5