Resenha sobre midias sociais
MADEIRA, Carolina Gaspar, GALLUCCI, Laura. Mídias Sociais, Redes Sociais e sua Importância para as Empresas no Início do Século XXI. São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2013.
2. AUTOR
Carolina Gaspar Madeira: Estudante de Graduação do 7º semestre do Curso de Comunicação Social da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing – São Paulo, email: carolinagmadeira@gmail.com
Laura Galucci: Orientadora do trabalho. Professora do Curso de Comunicação Social da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing – São Paulo, email: laura@espm.br.
3. BREVE SÍNTESE DA OBRA
O artigo enfatiza como as empresas estão fazendo uso das mídias e redes sociais para se relacionar com seus clientes atuais, e também para os possíveis futuros clientes. Ao longo do artigo vários temas são abordados. Logo no início do artigo são apresentadas definições de conceitos como mídias tradicionais, mídias emergentes, mídias sociais, redes sociais e web logs. O objetivo é mostrar ao leitor a diferença existente entre redes sociais e os demais conceitos, sendo que o estudo da rede social no âmbito das empresas é o principal foco do artigo. Ao fazer um levantamento dos conceitos, as autoras consideram que as redes sociais são formas simples e relativamente baratas para uma empresa conhecer a opinião do consumidor, além de construir um relacionamento com ele.
O artigo destaca quais devem ser os principais objetivos das empresas que utilizam mídias sociais, que são: conhecer seus públicos-alvo e a imagem que eles têm sobre a empresa e suas marcas; tentar influenciá-los positivamente com relação a essa mesma imagem. Uma pesquisa mostra a importância das redes sociais para as empresas, onde a credibilidade da propaganda tradicional realizada em 47 países, 8 revelou que 78% dos entrevistados acreditavam mais em recomendações de outros consumidores do que em propagandas tradicionais, e que 61% confiavam em recomendações postadas em