RESUMO LIVRO CLARA DOS ANJOS
Lima Barreto
O livro conta a história de uma menina negra chamada Clara dos Anjos, filha de Joaquim dos Anjos, carteiro, tocador de flauta e Engrácia, dona de casa. O autor representa, na figura de Clara e no seu drama, a condição social da mulher, pobre e negra, geração após geração. Clara, uma garota ingênua, tornou-se filha única pela morte dos seus irmãos, por esse fato, a sua criação limitada e controlada pela família, era uma moça que não possuía ambições de crescer na vida, só saia de casa acompanhada pelos pais ou por Dona Margarida, viúva que morava na vizinhança e ensinava à Clara bordados e costuras.
Muito influenciável, Clara foi seduzida por Cassi Jones de Azevedo, um homem branco de vinte e poucos anos, sardento e desprezível, com uma grande fama de sedutor, já havia desonrado e explorado muitas mulheres. Interessado em Clara, o jovem de uma classe social um pouco melhor, passa a visitar a casa de Joaquim. Inconformado com a ideia e alerta dos riscos que essa aproximação podia causar, Marramaque, padrinho da garota, tenta afastá-lo dela, pedindo que se retirasse da festa de aniversário de sua afilhada, que estava completando 18 anos, pois não era bem-vindo ali.
Revoltado, Cassi se vinga e, com a ajuda de um capanga, assassina Marramaque. Imediatamente, Clara passa a ter medo do homem, mas é convencida quando ele confessa seu crime, dizendo que a causa foi seu amor por ela. Vítima de Cassi, Clara acaba caindo em seu jogo de sedução e é engravidada por ele, quando ela percebeu quem realmente era Cassi Jones, já era tarde, pois teve o maior desprezo da parte dele, que foge, e de sua mãe Salustiana, que à humilha, isto faz com que Clara chegue a lastimável conclusão de que ela e sua família não são nada nesta vida.
Sobre Lima Barreto
Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu em 13 de maio de 1891 na cidade do rio de Janeiro, seu pai era tipógrafo e sua mãe era professora publica e tinha um o colégio chamado santa rosa no