Resumo Livro Chiaverini
Introdução
As ligas ferrosas são as mais utilizadas entre as metálicas. O ferro é um metal de fácil processamento, abundante na crosta e liga-se com muitos elementos metálicos e não metálicos (C).
O característico polimórfico do ferro permite sua ampla aplicação e que suas ligas sejam submetidas a operações de tratamento térmico que modificam profundamente as suas propriedades mecânicas e aplicações sobre as mais diferentes condições de serviço.
As propriedades das ligas ferrosas dependem:
- composição química (Carbono);
- microestrutura;
- condições de processamento (fundição, conformação mecânica a frio e a quente e tratamentos térmicos e termoquímicos).
Conhecimento da estrutura das ligas através do Diagrama de Equilíbrio que permite determinar, nas condições de resfriamento extremamente lento, quais os constituintes estruturais que se formam a partir do estado líquido, em função do teor de carbono. Se a velocidade de resfriamento for aumentada, rompe-se esse equilíbrio e as estruturas deixam de ser normais, o que acontece também com as propriedades mecânicas.
Capítulo I
“Aço é a liga ferro-carbono contendo geralmente 0,008% até aproximadamente 2,11% de carbono, além de certos elementos residuais, resultantes dos processos de fabricação.” (Liga Ferro-Carbono).
Subdivididos em:
Aços de baixo teor de carbono (inferior a 0,2%);
Aços de médio carbono (C entre 0,2 e 0,5%);
Aços de alto teor de carbono (C acima de 0,5%).
“Aço-liga contém outros elementos de liga ou apresenta os elementos residuais em teores acima dos que são considerados normais.” (TEOR DE 2% OU 2,11% DE C).
Subdivididos em:
Aços de baixo teor de ligas (abaixo de 8%);
Aços de alto teor de ligas (acima de 8%).
Alotropia de ferro puro: a temperatura de fusão do ferro é 1538ºC; abaixo dessa temperatura o ferro cristaliza-se de acordo com um reticulado CCC e a forma alotrópica correspondente é chamada “delta” que persiste estável até que se