Resumo do Capitulo - Aços Sinterizados livro Chiaverini
Na produção de peças de ferro ou aço sinterizados , devem haver as seguintes etapas:
- Seleção da matéria prima.
-compressão do pó ,em matrizes apropriadas.
-Sinterização dos compactados obtidos na compressão.
-Calibragem das peças
-Acabamento, compreendendo eventual usinagem, tratamento térmico ou superficial.
Seleção da matéria prima: Pó de ferro, os principais tipos são o “reduzidos”, o “atomizado” e o “eletrolítico”.
O pó reduzido apresenta uma partícula irregular, esponjosa, e microestrutura principalmente de ferrita.
O pó eletrolítico apresenta forma de partícula dendrítica , ao que se refere a suas boas propriedades de compressibilidades.
A tabela abaixo mostra alguns valores de densidades, resistencia a tração e alongamento, para o pó reduzido e eletrolitico ,cujos compactados comprimidos foram sinterizados por 2 horas em hidrogênio a 1250ºC.
Compressão: A compressão determina a forma e as dimensões praticamente finais das peças sinterizadas. O pó é colocado em moldes que possuem a forma das peças que serão produzidas, é submetido uma pressão que varia de 1 a 7 tf/cm, á temperatura ambiente.
Sinterização: Nesta operação obtém-se , a ligação final entre as partículas de pó. A sinterização consiste num aquecimento a alta temperatura, da ordem geralmente de 2/3 a ¾ da temperatura de fusão do metal utilizado. Esta operação é realizada na presença de uma atmosfera protetora, para evitar oxidação, descarbonetação, etc...
Estas atmosferas protetoras consistem em hidrogênio, amônia dissociada, gás de gasogênio, ou gás proveniente de combustão incompleta de gás natural.
Calibragem: É realizada após a sinterização, com o objetivo de proporcionar as tolerâncias dimensionais e definitivas ou de melhorar as características físicas e mecânicas.
Acabamento: