exames pré natal
Os exames laboratoriais devem ser feito durante toda a vida do ser humano, desde o feto. Esse período de exames em que a mulher, durante sua gestação faz, chamamos de pré-natal, que é importante para a vida e a saúde da mãe e do recém nascido. Há um grande acompanhamento durante este processo, exames de rotina são frequentes, para que uma possível complicação possa ser evitada.
Durante uma gestação, a mulher deve estar atenta a vários exames laboratoriais para sua total saúde e da criança, antes e após a gestação. Durante todo o período é indicado a mulher fazer o Pré-natal, que é o acompanhamento do feto. Neste período a história que cada gestante carrega em seu próprio corpo deve ser contada aos profissionais que a irão acompanhar. A assistência pré-natal constitui num conjunto de procedimentos clínicos e educativos com o objetivo de vigiar a evolução da gravidez e promover a saúde da gestante e da criança, encaminhando-os para soluções imediatas ao Sistema Único de Saúde. A mulher nesse período tem direito de acompanhamento médico e medicamentos pelo SUS, e também a um apoio laboratorial mínimo. Entre vários exames laboratoriais pedidos os principais são:
* Tipagem sanguínea
* Hemograma completo
* Urina tipo I e Urocultura com antibiograma
* Sorologia
* Parasitológico de fezes
* Teste de rastreamento de diabetes
* Cultura para Estreptococcus agalactie
* Dosagem de hemoglobina (Hb);
* Teste anti-HIV
Os exames laboratoriais
→ Tipagem sanguínea
O aspecto importante da tipagem sanguínea é quanto ao sistema Rh. Sabe-se que este sistema é positivo na maioria das mulheres, cerca de 90%. Assim, em 10% das mulheres com tipagem rh negativa. Se o marido for também Rh negativo, o bebê será com certeza Rh negativo e não haveria uma incompatibilidade entre a mãe e feto ou seja a possibilidade de doença