resumo livro cacos de vida
O livro retrata a vida de dois irmãos, Sandeep e Suresh, que vivem com os pais e com a avó em um vilarejo da Índia, nos dias de hoje. Eles levam uma vida comum: vão à escola, passeiam, fazem compras... Mas os problemas surgem quando o pai perde o emprego: a estação ferroviária em que ele trabalhava é automatizada. Tal incidente, somado com a inesperada morte da mãe, o deixa perdido: começa a beber, a bater na mulher e nos filhos. A vida em família, antes equilibrada, vira um tormento.
Sentindo que são um estorvo na vida dos pais, e que sem sua presença certamente eles viveriam mais felizes, Sandeep, o filho mais velho, decide fugir para uma cidade grande com seu irmão, em busca de emprego - segundo seu raciocínio, eles, meninos que sabiam ler e tinham boa educação, rapidamente arrumariam algum trabalho, podendo ajudar os pais financeiramente. Contudo, ao chegar à cidade, depois de uma longa viagem de trem, em que Sandeep e Suresh conhecem várias faces da Índia, nada sai como o planejado: a profusão de cores, cheiros, comidas, pessoas, trânsito, os deixam perdidos; há muitas pessoas miseráveis pelas ruas, e procurar emprego se torna uma tarefa quase inglória.
Sandeep e Suresh acabam achando uma pequena ilha gramada para dormir. Conhecem outros meninos de rua (com quem contam, brigam e jogam criquete em terrenos baldios). E logo entram na lógica de um mundo que parece andar em paralelo na vida da cidade, um mundo que todos preferem fingir que não existe: o mundo dos catadores de lixo, dos mendigos, dos moradores de rua, dos miseráveis. Com a ajuda de um dos meninos de rua, eles arrumam seu primeiro emprego: achar cacos de vidro em meio ao lixo da cidade e vendê-los para a reciclagem.
A história dos irmãos vai sendo preenchida pelas dificuldades diárias (lidar com a sobrevivência, a fome, encontrar um lugar para dormir), pelo companheirismo e pela perda da ingenuidade. Há dificuldades, mas também há espaço para a