Infertilidade Masculina
--
Desde o passado mais distante sempre coube à mulher a responsabilidade pela concepção, ela devia receber a semente do homem e procriar. Por isso, a pressão da sociedade era maior em relação à esposa do que ao marido. Quando o casal não conseguia ter filhos a mulher era sempre responsabilizada pelo problema. A infertilidade era vista como um defeito biológico que levava ainda mais as mulheres a alimentarem o sentimento de inferioridade e de culpa, consideradas vítimas da repreensão divina que determinava que elas não fossem merecedoras da benção da procriação. Assim, durante séculos não se admitiu a infertilidade masculina.
--
Hoje sabemos que o homem é responsável por cerca de 30% a 40% dos casos em que o casal enfrenta problemas para engravidar, além de 20% em conjunto com algum fator feminino. Assim, no mínimo 50% dos casos de infertilidade contam com a participação masculina.
--
A infertilidade ,quando causada pelo anomalias nos espermatozóides ,pode ser detectada através do espermograma ,exame no qual é avaliada a qualidade do esperma através do seu volume ,qualidade ,quantidade e mobilidade dos espermatozóides.
--
Quando causada por anomalias nos orgãos reprodutores ou em outros que intervenham na actividade ,pode ser detectada através de ecografias ,analises ao sangue ou através da palpação efectuada por especialistas.
--
Espermograma
O exame realizado para avaliar a qualidade do esperma do homem é chamado espermograma. Neste exame, se avaliam o volume de esperma e a quantidade, a qualidade e a capacidade móvel dos espermatozóides nele contidos. Para realizá-lo, o homem deve permanecer