Pesquisa bibliografica
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFESSORA: ANA LUCIA.
CURSO: JORNALISMO
TURNO: MANHÃ
Aluno:Chawllyn Lopes
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
TEMA: LIVRO-REPORTAGEM
SOBRAL-CE, NOVEMBRO DE 2013
Introdução:
O tema livro-jornalismo faz uma ampla pesquisa e abordagem sobre lingüística, comunicação e o jornalismo. É uma matéria que se transforma em livro ou trabalho. Ao ler artigos, dissertações e teses, pudemos perceber o quão amplo é o campo de pesquisa nessa área e com isso tem-se a possibilidade de apresentar um modo de ver o mundo diferente.
I. ARTIGOS:
I.I. O mecanismo de transformação da notícia em livro-reportagem. Disponível em: acessado em 10/11/2013 às 14:20.
Resumo: A passagem da notícia para a reportagem em livro é assinalada, no nível conceitual, pela sua característica de ampliar e de estender a fórmula que se consagrou nas seis perguntas básicas do jornalismo: o que, quem, quando, onde, como e por que. A primeira idéia que ocorre é a do livro-reportagem como extensão do tradicional questionário através do qual o jornalista busca superar os traços primários da notícia. Esta constatação, por si só, não basta.
Pertinência: O artigo é referência sobre o tema, e trata de uma análise do livro Corações sujos, Fernando Morais. São Paulo: Cia das Letras, 2000, que serve como um bom exemplo do livro-jornalismo.
I.II Livro-reportagem: rejuvenescimento a partir de um novo modelo de Informação.
Cruz, Djanara Introvini da, Universidade da Amazônia, Ananindeua, PA, XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Recife, PE – 2 a 6 de setembro de 2011.
Disponível em:
Acessado em 11/11/2013 às 09:45h.
Resumo: Esse artigo realizou um estudo bibliográfico através das obras dos autores Felipe Pena, Nilson Lage, Ricardo Kotscho e Eduardo Belo acerca