Resumo Linguagem, Língua e Fala
Lingua: Instituição social comum a todos os membros de uma comunidade, que permite a comunicação. (Uniformidade na diversidade)
Fala: Materialização da lingua, comunicação dos sentimentos.
Uniformidade: A lingua necessita ter uma mesma estrutura, mas não necessariamente ser a mesma para toda comunidade.
Diversidade: São as variações que acontecem nas linguas humanas: Geograficas (Regiões diferentes), sociais (diversos níveis de uma sociedade, escolaridade), variações por conta da idade, variação situacional (Adequação as situações em que nos encontramos (Formalidade, informalidade))
Tipo Textual: É o conteúdo do texto e o formato padrão comum dele, ou seja, a forma como um texto se apresenta (Descrição, Narração, Injunção, Argumentação e Dissertação).
Descrição: A descrição apresenta um objeto do discurso (pessoa, coisa, circunstância, fato etc.), realçando suas características e pode ser objetiva ou subjetiva. No primeiro caso, destacam-se características concretas do objeto, aproximando-o o mais possível da realidade. No segundo, o observador apresenta o objeto segundo a emoção que o envolve.
Injunção: A injunção é uma tipologia textual que se caracteriza por determinar, indicar, orientar como se realiza uma ação. Provérbios, ditados populares e normas de conduta possuem função pedagógica. Por esse motivo, muitos deles caracterizam-se como injunção.
Narração: A narração conta um fato, que pode ser ou não inventado. Esse tipo de texto compõe-se de personagens, tempo e lugar. Normalmente, os verbos utilizados estão no tempo passado.
Argumentação: A argumentação é um tipo de texto através do qual o emissor da mensagem tenta convencer o ouvinte/leitor. O texto argumentativo defende uma ideia específica.
Exposição: A exposição é um tipo de texto que apresenta uma ideia, uma reflexão, um conhecimento, uma explicação sobre um objeto (pessoa,