resumo lapachol
O experimento envolve a extração ácido-base do produto natural, que é uma naftoquinona isolada, o cerne do lenho de árvores da família do ipê, pouco solúvel em água. Quanto às propriedades químicas, é uma substância ácida (ácido fraco). Lapachou pode ser regenerado partir de sal de sódio pela reação com HCL em solução aquosa de concentração 6 mol/ml, havendo a precipitação do solido de cor amarela, insolúvel em agua. O lapachol bruto pode ser purificado por cristalização a quente (banho-maria) em etanol, produzindo cristais amarelos brilhantes, de elevados grau de pureza.
Palavras-chave: Lapachol, HCL, Etanol, Ácido-base.
1. PARTE EXPERIMENTAL
1.1 MATERIAS E REAGENTES
Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de Química da Faculdade Santo Agostinho, foram utilizados neste experimento:
Serragem de ipê
Becker de 2L
Papel de filtro
Bastão de vidro
Funil de vidro
Funil de Buchner
Kitasato
Dessecador
Balança
1.2 REAGENTES
Etanol (álcool etílico)
NaOH (hidróxido de sódio)
HCL (ácido clorídrico)
2.3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAL
1. Colocou-se em um Becker de 2L cerca de 25g de serragem de ipê e adicionou-se 200ml de uma solução aquosa 1% de hidróxido de sódio.
2. Agitou-se periodicamente a solução, vermelho-intensa, do sal sódico do lapachol, com um bastão de vidro, por 20 minutos.
3. Removeu-se os resíduos insolúveis por filtração em algodão.
4. Adicionou-se lentamente ao filtrado uma solução de HCL 6 mol/l
5. Á medida que o ácido foi sendo adicionado, a cor vermelha da solução foi desaparecendo e começa a surgir na superfície o lapachol de cor amarelo opaca.
6. Quando toda a cor vermelha desapareceu, pesou-se em um papel de filtro e filtrou-se novamente a mistura, preferencialmente a vácuo, tendo cuidado de lavar o precipitado com água destilada.
7. Deixou-se secar o material sólido ao sol ou em dessecador.
8. Determinou-se o rendimento bruto do