RESUMO La Os De Fam Lia
Autora: Clarice Lispector Escola Literária: A obra de Clarice Lispector se localiza na terceira fase do Modernismo, que muitos preferem chamar de Pós-Modernismo.
RESUMO
O conto em si fala de como as relações humanas podem assumir improváveis e inimagináveis situações que atingem proporções difíceis e quase impossíveis de serem resolvidas. Como o próprio título sugere, as personagens encontram-se de alguma maneira entrelaçadas em suas relações familiares, fazendo com que cada convívio influencie o modo de viver das demais personagens.
Temos o relacionamento entre Severina e Catarina, mãe e filha, conduzindo e direcionando os demais laços na trama, pois pela maneira fria e superficial como se tratavam, era inevitável que Antônio, marido de Catarina, e o filho do casal, sofressem influência na relação entre as duas. Eram mãe e filha que não se permitiam qualquer contato mais íntimo, natural, como um simples abraço. Não havia uma relação de amizade verdadeira entre elas. Se havia vontade, por parte de Catarina, de expressar algum sentimento, era feito através do olhar, já que era estrábica e valia-se disto para camuflar e disfarçar qualquer situação constrangedora.
Como consequência dessa relação entre mãe e filha, Catarina tinha com o marido e com o filho uma vida completamente programada, principalmente com Antônio. Com ele, Catarina tinha um apartamento sempre arrumado, a luz da sala era bem regulada, os móveis, as cortinas e os quadros bem escolhidos, tudo material e nada mais.
E com o filho, a situação não era muito diferente, pois o menino, através do seu comportamento frio, distante e indiferente, externava toda a sua angústia, a ponto de somente aos quatro anos tê-la chamado de mãe de uma maneira que a fizesse mais uma vez despertar para algo novo.
Outro momento em que as revelações começam a acontecer para Catarina é quando, através de uma “freada brusca” nas relações existentes, ocorre uma quebra na