resumo kurose
Um protocolo da camada de enlace é usado para transportar um datagrama de camada de rede nó a nó por um enlace individual. O protocolo de camada de enlace define o formato dos pacotes trocados entre os nós nas extremidades do enlace, bem como as ações realizadas por esses nós ao enviar e receber os pacotes. Uma característica importante é que um datagrama pode ser manipulado por diferentes protocolos de enlace nos enlaces intermediários
Ex: Protocolo Ethernet primeiro enlace, PPP no ultimo enlace, e WAN nas camadas intermediáras.
Serviços fornecidos pela Camada de enlace:
ENQUADRAMENTO DE DADOS: quase todos os protocolos de camada de enlace encapsulam cada datagrama de camada de rede dentro de um quadro de camada de enlace antes de transmiti-lo. Um quadro consiste em um campo de dados no qual é inserido o datagrama e junto com uma série de campos de cabeçalho.
ACESSO AO ENLACE: Um protocolo MAC especifica as regras segundo as quais um quadro é transmitido pelo enlace. Para enlace ponto-a-ponto (um remetente de um lado e um receptor do outro) o protocolo MAC é simples (ou inexistente). Quando vários nós compartilham um único enlace de broadcast, o protocolo MAC serve para coordenar as transmissões de quadros dos muitos nós.
ENTREGA CONFIÁVEL: Um protocolo de camada de enlace garante que vai transportar cada datagrama sem erro, para isso ele através de reconhecimentos e retransmissões. É muito utilizado por enlaces que costumam ter altas taxas de erros, como em enlace sem fio. Porem para enlaces com baixas taxas de erros (enlaces com fio) a entrega confiável pode ser considerada uma sobrecarga desnecessária. Por essa razão enlaces com fio não fornecem serviço de entrega confiável.
CONTROLE DE FLUXO: Os nos de cada lado de um enlace tem capacidade limitada de armazenar quadro, por essa razão um protocolo da camada de enlace pode fornecer controle de fluxo para evitar o nó remetente de um lado de um enlace congestione o nó receptor do