Resumo Kotler
Desenvolvimento de Novos Produtos
O processo de aquisição pode assumir três formas. A empresa pode comprar outras empresas, adquirir patentes de outras empresas ou comprar uma licença ou franquia de outra empresa.
O processo de desenvolvimento, por sua vez, pode assumir duas formas. A empresa pode desenvolver novos produtos em seus laboratórios ou contratar pesquisadores independentes ou empresas de desenvolvimento de novos produtos para essa fidelidade. Podemos identificar seis categorias de produtos novos.
1. Produtos inteiramente novos: Novos produtos que criam um mercado totalmente novo.
2. Novas linhas de produtos: Novos produtos que permitem à empresa entrar em um mercado preexistente.
3. Acréscimo a linhas de produtos preexistentes: Novos produtos que comple-mentam linhas de produtos preexistentes da empresa (outros tamanhos de embalagens, sabores etc.).
4. Aperfeiçoamento e revisão de produtos preexistentes: Novos produtos que oferecem melhor desempenho ou maior valor percebido e substituem os produtos preexistentes.
5. Reposicionamento: Produtos existentes que são direcionados para novos mercados ou para novos segmentos de mercado.
6. Redução de custo: Novos produtos que fornecem desempenho semelhante a um custo menor.
Menos de 10 por cento de todos os novos produtos são realmente inovadores e novos para o mundo. Esses produtos envolvem os maiores custo e risco, uma vez que são novos tanto para a empresa como para o mercado. Alguns princípios para orientar-se no desenvolvimento de novos produtos:
1. Trabalhar com clientes em potencial.
2. Deixar os funcionários escolher projetos.
3. Dar os funcionários tempo para ‘brincar’.
4. Saber quando desistir.
Um meio de ampliar o significado da marca é lançar novos produtos com extensões de marca em categorias de produtos relacionados.
Inovação de produtos e programas de marketing eficazes permitem a essas empresas expandir sua ‘área de cobertura no