Resumo Jung
Este tópico do livro trata da importância de Carl Jung para a teoria da psicologia no que se refere à sua abordagem analítica, e revela também alguns episódios biográficos e influências teóricas, científicas e espirituais.
1. História Pessoal
Jung nasceu no final do século XIX, na Suíça. Seus pais eram pastores protestantes e desde sua infância foi afetado por valores absolutamente espirituais. Nessa época, ele passou por experiências interiores de visões relacionadas à figura de Deus; seguramente essas visões foram relevantes para o teórico, já que pelo menos duas delas foram relatadas em sua autobiografia.
Cursou medicina e simpatizou-se pela psiquiatria por sua abordagem científica e humana (p.43). No início do século XX, desenvolveu um teste de associação de palavras para diagnóstico psiquiátrico, que consistia em:
Responder a uma lista padronizada de palavras-estímulo; qualquer demora irregular entre o estímulo e a resposta é um indicador de tensão emocional relacionada, de alguma forma, à palavra-estímulo. p.43
Nesse momento, ele se aproxima de Freud com quem compartilha algumas de suas ideias, mas se afasta posteriormente por discordar de pontos substanciais. Um deles é o interesse de Jung pelos fenômenos espirituais.
Ele, então, desenvolve teorias próprias acerca do inconsciente e sobre a análise dos símbolos nos sonhos.
Durante toda a sua vida, as visões continuaram a ocorrer e essas experiências subjetivadas inspiraram suas ideias no campo da psicologia.
2. Antecedentes Intelectuais.
Freud
A Interpretação dos Sonhos o influenciou na análise de símbolos oníricos. Além disso, o estudo de Freud sobre o inconsciente deu a Jung a abertura para o entendimento da dinâmica dos processos mentais, e na área de Psicopatologia.
Seu pensamento aproxima-se da teoria psicanalítica na concepção de