Resumo da Biografia de Jung e Reich
Jung nasceu em Turgóvia na Suíça em 26 de julho de 1875. Morou em Klein-Huningen, e nos arredores de Basiléia realizou seus estudos. Descendia de intelectuais e interessou-se por Ciências naturais, filosofia, história, arqueologia e sentia uma inquietação religiosa. Decidiu estudar Medicina e especializou-se em psiquiatria. Jung percebeu que seus interesses estavam entre o espírito e a matéria e isso o levou a Psicologia. Depois de formado ocupou-se de atividades científicas, e levantou a hipótese de que as palavras que despertam reações deveriam estar atingindo conteúdos emocionais ou bloqueios afetivos sem que indivíduo tivesse consciência. Formulou o termo “complexo psíquico” que designa conteúdos afetivos que seriam “agrupamentos de conteúdos psíquicos carregados de afetividade”. Todos os conceitos concordavam com a teoria de Freud do inconsciente reprimido.
Em 1906 Jung e Freud iniciaram correspondência. O contato pessoal ocorreu em 1907 e nasceu uma estreita colaboração. Freud pensava que Jung seria seu sucessor e Jung via Freud como um pai. Os dois viajaram juntos para dar conferências nos EUA, onde Jung teve um sonho que contribuiu para seu rompimento com Freud e para sua posterior teoria, na qual descreve a existência de um a priori coletivo da psique pessoal. Em 1912 Jung rompeu com Freud e com o movimento psicanalítico iniciando uma fase difícil e abandonando-se, conscientemente, ao impulso do inconsciente até 1917, quando começou a tomar posição objetiva referente às suas imagens e refleti-las. Ulson (1988) fala de um Jung intuitivo e criativo que se entusiasmou com as ideias de Freud, e outro Jung empírico, que através de experimentos tentava comprovar suas afirmações.
Jung até quase sua morte esteve ativo, escrevendo, dizia escrever por satisfação própria. Interessou-se por discos voadores, pela física, e contribuiu para a compreensão da esquizofrenia. Sua obra e vida são inseparáveis. Em 1961 adoeceu e faleceu