Resumo-introdução à teoria geral da administração-chiavenato
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
IDALBERTO cHIAVENATO
RESUMO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO**I. CHIAVENATO- Introdução Na sociedade que vivemos hoje em dia, convivemos com diversos tipos de organizações, seja em casa, no trabalho, na comunidade; diversificada, heterogênea, de vários objetivos, de vários tipos de estruturas, porém, uma delas chama mais atenção pela sua complexidade e evolução: a organização administrativa. Uma Organização se refere a um conjunto de estruturas empresariais organizadas e dispostas de uma maneira tal que seja possível um maior controle e captação de recursos para o seu bom desenvolvimento. É um sistema integrado com vários setores, cada qual com sua função correspondente, um interagindo com o outro sob o comando de uma liderança, de maneira que vão ao encontro de um objetivo em comum: o sucesso da empresa.
Para que esse sucesso ocorra é necessário dispor de uma estrutura administrativa que coordene os setores, gerencie pessoas, faça planejamentos e solucione problemas surgidos ao longo do dia. Todos esses processos implicam numa atitude que chamamos de Administrar.
**A Administração hoje
Estamos num período de grandes e crescentes mudanças, a globalização e a era tecnológica, as incertezas e instabilidades econômicas, um período turbulento que exige da administração inovação e criatividade, um sentido empreendedor que dê flexibilidade ao administrador e atitude que irão proporcionar maior desenvoltura e agilidade diante desta realidade.
Conforme crescem estas questões turbulentas, a administração também evolui, se moldando e se tornando apta para encaixar-se frente às necessidades surgidas com essa evolução. Assim sendo maior a necessidade de firmar teorias, conceitos, valores e idéias, permite um o enfoque e orientação que influencia de maneira poderosa no comportamento e direção das pessoas administradas, das organizações, e da teoria administrativa em geral.