Trab
Ano e turma: 11ºN
Nível de vida e Justiça Social
Índice
Introdução
Este trabalho está envolvido no âmbito da disciplina de Economia e trata sobre a justiça social e o nível de vida das pessoas.
Os meus objetivos são: * Mostrar a diferença entre o nível de vida da população portuguesa e os outros; * Mostrar que a justiça social não é igual para todos; * Mostrar os passos que estão a ser dados a nível mundial, para tornar a justiça social igual para todos.
Nível de vida e justiça social
À medida que um país vai aumentando a sua capacidade de gerar riqueza, através do processo produtivo, assim vão melhorando as condições de vida das populações. Esta melhoria é avaliada através do grau de satisfação das necessidades da população.
De facto, à medida que se verifica um crescimento da economia e do produto (PIB) é possível distribuir esse aumento por toda a população e assim proporcionar a todos os cidadãos melhores condições de habitação, de alimentação, de saúde, de educação e de rendimentos.
Mas não basta uma economia registar níveis e crescimento elevados para que possamos automaticamente concluir que houve uma melhoria do nível de vida de todas as pessoas, pois é necessário verificar de que forma a riqueza criada está a ser distribuída por todos, ou seja, quais os critérios de justiça social que estão subjacentes.
A melhoria do nível de vida das populações esta intimamente relacionada com a questão da distribuição/repartição dos rendimentos nessa economia, em determinado momento.
Para medirmos o nível de vida de um país é habitual utilizar-se um conjunto diversificado de indicadores, como a desigualdade na repartição dos rendimentos, a estrutura do consumo, o poder de compra, a taxa de inflação e os esquipamentos socias disponibilizados à população.
Justiça Social Justiça social é uma construção moral e política