Resumo - Introdução do Livro 'Olho Desarmado', de Sonia Rangel
Capítulo I: A Primeira Prova
STANISLAVSKI, Constantin. Coleção Teatro Hoje. Série Teoria e História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A.. 5ª edição. P. 29-39
31
31
31
33
35
O ator deve ser muito disciplinado, para não comprometer a vontade criadora do grupo no trabalho. A vontade criadora é difícil de despertar, mas se destrói com facilidade.
O atraso de um ator, além de comprometer o seu próprio resultado, interfere no trabalho de toda uma equipe. Além de afetar o humor e o entusiasmo do elenco.
“O primeiro ensaio é um acontecimento na vida do artista, que dele deve guardar a melhor impressão possível”.
O ator não deve permanecer muito tempo no mesmo lugar, evitando repetir sempre os mesmos gestos e entonações.
O sentimento de obrigação de interessar a plateia interfere, impedindo o ator de atirar-se totalmente sobre o que está fazendo.
Palavras-chave: Teatro realista; Stanislavski; disciplina do ator; primeiras dicas para o ator.
A PREPARAÇÃO DO ATOR
Capítulo II: Quando atuar é uma arte
STANISLAVSKI, Constantin. Coleção Teatro Hoje. Série Teoria e História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A. 5ª edição. P. 41-59
42
42
42
43
43
43
43
43
45
45
“A coisa melhor que pode acontecer é o ator se deixar levar pela peça inteiramente. Ele então vive o papel, independente de sua própria vontade, [...] e tudo se encaminha [...] intuitivamente”.
O ator deve sentir a emoção do personagem, não apenas durante o processo de construção, mas a cada vez que o representar.
O subconsciente é um domínio inacessível – se o fizermos, estaremos transformando o subconsciente em consciente (e assim, ele perde a força do efeito).
Há uma solução indireta: é possível agir sob certos elementos do consciente, que podem resultar em um desencadeamento de questões psíquicas involuntárias.
É preciso criar conscientemente para atingir a inspiração