Resumo - Interessa ao Estudante - Lucio Costa
Segundo Lucio, é necessário que o estudante acumule experiência, tanto no campo teórico da arquitetura, ou seja, que ele adquira um conhecimento histórico, quanto no campo prático, com os conhecimentos adquiridos pela prática desta profissão; para que seja assim possível a realização de um projeto, passando por todas as suas fases, onde o a função do arquiteto é ser perspicaz, fazendo escolhas com a maior precisão possível, para que se obtenha um bom resultado. Lógico que ele deverá estar preparado para erros, afinal é errando que se chega a solução perfeita para a maioria dos problemas.
Ainda, um arquiteto deve conhecer o espaço com que está trabalhando. Deverá ter noções de proporção, comodulação e modenatura para que saiba fazer as modificações necessárias para o resultado esperado; e tal resultado pode ser igualado a uma função, a função do edifício em questão, ou seja, o arquiteto deve atribuir uma ou mais funções para um edifício e moldá-lo a partir disso.
O título do texto é auto-explicativo e desmonstra de forma clara qual o seu objetivo: auxiliar indivíduos que estão ingressando no curso, mostrá-los como um arquiteto deve ver o mundo, e como ele deve estar disposto a alterar essa visão conforme necessário
- Referência Bibliográfica
COSTA, Lucio. “Interessa ao Estudante” in Lucio Costa: registro de uma vivência. São Paulo:
Empresa da Artes, 1995
Lucio Costa. Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em: < http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa14559/Lucio-Costa>. Acesso em: 17 set. 2014.