marketing
Hillanda Brandão
MANAUS
2014
RESUMO
Este texto aborda os requisitos que acreditamos serem importantes para a formação do arquiteto que, por sua vez, também serão importantes no processo de se pensar o projeto. O texto parte do princípio que arquitetura é um campo do conhecimento e, projetar é um caminho para esse conhecimento. Argumenta sobre a importância da teoria e fala da relação indissociável entre teoria e prática. Apresenta a prática do projeto como pesquisa, investigação e reflexão teórica e mostra a importância do olhar do arquiteto, em ler e analisar projetos e espaços arquitetônicos para subsidiar sua visão crítica e ampliar seu repertório e seu conhecimento teórico. Por fim discorre sobre o ato de projetar.
1. Introdução
Como devemos introduzir o futuro arquiteto e urbanista à prática de projeto? Quais são os caminhos menos árduos tomados pelo professor para mostrar ao estudante como se chega a uma constituição de juízo de valor crítico de projeto? Como mostrar que a influência desses valores no ato do projeto trará qualidade espacial?
O presente texto está estruturado em uma explanação dos requisitos que acreditamos serem importantes para a formação do arquiteto que, por sua vez, serão importantes para pensar no projeto.
Segundo Lúcio Costa arquitetura é “construção concebida com uma intenção plástica determinada, em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma determinada técnica e de um determinado programa”. Portanto arquitetura é um campo de conhecimento que abrange atividades artísticas, técnicas, econômicas, sociais e históricas e o ato de projetar é um