Resumo Instituições
1) A luz do debate neo-racionalista analise:
a) a condição anárquica do sistema e suas implicações para a dinâmica do comportamento dos atores
b) a partir disto, análise de que forma as implicações (em cada uma das teorias) impactam a cooperação internacional, bem como o papel que as instituições teriam neste contexto.
c) por fim análise um dos exemplos citados pelos autores para indicar a (im)pertinência das instituições no cenário internacional.
a)Em seu artigo International Institutions: Two Approaches (1988) Robert Keohane enfatiza os conceitos de cooperação e de instituições internacionais. A noção de cooperação internacional, aplicada a um ambiente internacional anárquico, discutida pelo autor, é a que melhor se enquadra na discussão acerca das instituições internacionais e sua função na promoção da cooperação, já que este sistema possui atores (Estados) que não são controlados por um governo central. Ele afirma que a cooperação é uma ação altamente política, uma vez que padrões de comportamento devem ser alterados para que se obtenha a mesma. Ou seja, para que ações de indivíduos ou organizações separados estejam em harmonia quando esta não é pré-existente, é necessário uma “policy coordination”, chamados de ajustes políticos onde há a adaptação de interesses mediante processos de negociação política entre os atores internacionais. Embora aderindo ao institucionalismo liberal, Keohane discute duas abordagens diferentes para instituições, sendo estas as reflexivas e as interpretativas.
Ele defende que cooperação requer que as ações de indivíduos separados ou organizações que não estão em harmonia pré -existente - seja posto em conformidade com o outro através de um processo de coordenação de políticas. É importante também dizer que o autor define instituições como conjuntos de regras (formais ou informais) que prescrevem ações comportamentais, constrangem a atividade e as expectativas dos atores (Estados).
Teorias