Resumos e resenhas: Anomia, controle social e instituições sociais.
Curso de Bacharelado em Direito, SOCIOLOGIA
Professor José Ricardo, 1º período. Turma “A”, 2010.2
NANASAARA BARBOSA DOS SANTOS
RESUMOS E RESENHAS:
ANOMIA
CONTROLE SOCIAL.
Meios de Controle Social: Socialização, Punições e recompensas
INSTITUIÇÕES SOCIAIS
Instituições, Associações e Grupos Primários
Belém de São Francisco/PE
Dezembro/2010
NANASAARA BARBOSA DOS SANTOS
“Trabalho como parte da Avaliação da II Unidade do Semestre 2010.2 da disciplina SOCIOLOGIA, do 1º período, turma “B”, do curso de Bacharelado em Direito, da FACESF – Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco.”
PROFESSOR: José Ricardo
Belém de São Francisco/PE
Dezembro/2010
ANOMIA
Iniciamos esse trabalho com algumas considerações sobre a anomia, na realidade um resumo da apostila disponibilizado na xerografia da FACESF, cuja finalidade foi as apresentações dos seminários em sala de aula pelas equipes. Nessa ocasião iremos nos aprofundar nos conceitos
A palavra anomia é de origem grega e quer dizer "a" significa ausência, inexistência, privação de e "nomia" vem de lei, norma. Em sua significação etimológica anomia significa falta de leis ou normas. Devido a grande imprecisão da aplicação do conceito de anomia, o uso nunca foi aplicado satisfatoriamente nos estudos pela cautela da má aplicação do termo.
São vários os autores que descrevem sobre o tema, mas no trabalho de pesquisa restou confiabilidade, pela incidência de menções a eles. "Robert Bierstedt", "Emile Durkheim" e "Robert K. Merton".
Diante do exposto, iremos a partir de agora acompanhar os conceitos dos referidos autores classificaram a anomia:
ROBERT BIERSTEDT – Segundo Robert Bierstedt, o termo anomia tem três significados diferentes e relacionados entre si, o primeiro significado é de "desorganização