resenha do livro sociologia e educação
FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
CURSO: PEDAGOGIA.
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO.
DOCENTE:DrªSÔNIA MARISE SALLES CARVALHO.
ALUNA: MARIZA RIBEIRO BERRÊDO.
RESENHA DO LIVRO: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO.
RODRIGUES, Alberto Tosi. SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Rio de janeiro: DG&A. 2014.6º EDIÇÃO.
CREDENCIAL DO AUTOR.
O professor e escritor Alberto Tosi Rodrigues nasceu em 11 de abril de 1965 na cidade de Ibitinga São Paulo. Formou-se em ciências sociais na universidade Paulista (UNIESP), fez mestrado e doutorado na Universidade Estadual de São Paulo (UNICAMP) e faleceu em 2004 aos 38 anos.
Escreveu quatro livros:
Sindicato dos bancários do Espírito Santo: 60anos de história.
O Brasil de Fernando a Fernando: Neoliberalismo, corrupção e protesto na política brasileira de 1988 a 1994.
Diretas já: O grito preso na garganta.
Sociologia da Educação.
No livroSociologia da educação o autor destacadaa educação como elemento fundamental para as relações humanas e a sociologia como disciplina que se preocupa com as relações sociais na vida das pessoas, as ações de educar e as estruturas da vida social.
Apresenta a sociologia como ciência e seus principais teóricos fundadores e ao mesmo tempo nos leva a refletir, informar e alerta sobre transformações pelas quais as sociedades passam tanto na vida econômica, política é cultural.
RESUMO DA OBRA
O livro tem sete capítulos que fala sobre os dilemas educacionais encarados atualmente, a partir de uma visão sociológica. Apresenta a sociologia como ciências e seus principaispilares Emile Durkheim, Karl Marx, Weber e três sociólogos do século XX.
No primeiro capítulo, o autor mostra como está à educação nos dia de hoje mesmo com tantos avanços tecnológicos é os meios de comunicação modernos e eficientes, a escola não tem dado conta do recado fabricando alunos que segundo autor estáse transformado em alunos e cidadãos idiotizados, analfabetos funcionais. De quem é a culpa? Do aluno? Da escola? Do