Resumo Informativo(Divulgação Científica no Brasil)
CURSO DE ESTÉTICA
FABIANA CÍNTIA SOUZA DE MOURA
RESUMO INFORMATIVO
ASPECTOS HISTÓRICOS DA DIVULGAÇÃO CIÊNTIFICA NO BRASIL
Recife
2015
FABIANA CÍNTIA SOUZA DE MOURA
RESUMO INFORMATIVO
ASPECTOS HISTÓRICOS DA DIVULGAÇÃO CIÊNTIFICA NO BRASIL
Resumo apresentado ao Curso de Estética, sob orientação da profª M. Sc. Maria Luiza Maciel Mendes, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Metodologia Científica.
.
Recife
2015
MOREIRA, Ildeu de Castro e MASSARANI, Luiza. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil.
Disponível:ufjr htpp://www.casadaciencia.br/Publicações/terraincongnita/cienciaepublico/arti gos/art03_aspectoshistoricos.pdf Acesso em: 10 jan 2015.
A divulgação científica está ligada aos interesses relacionados à evolução humana no que diz respeito aos seus aspectos sócio, políticos, econômicos e culturais. No Brasil ao contrário do que se pensa, já no período colonial, surge por parte do governo português algum interesse pela ciência objetivando soluções para suas necessidades técnicas e militares ainda que raro. A elite local, preocupada em difundir a ciência visando seus interesses, cria a Academia Científica (1772), fechada (1779) e reaberta com o nome de Sociedade Literária do Rio de Janeiro, fechada depois por motivos políticos. A chegada da Corte Portuguesa contribui para difundir as atividades ligadas as ciências, as técnicas e a educação, uma vez que promoveu o surgimento de instituições de ensino superior, criação da imprensa, do Museu Nacional, e dos primeiros jornais. A partir da revolução industrial na Europa, o Brasil intensifica a divulgação e a difusão dos conhecimentos no âmbito da ciência através da participação nas Exposições Universais (Londres-1851), a criação de periódicos, o interesse do imperador d. Pedro II pela ciência, a criação da Revista Brazileira, a ligação telegráfica do Brasil com a Europa, o surgimento do