Divulgação Científica no Folder
CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
SÉTIMO PERÍODO
Divulgação Científica no Folder
Trabalho apresentado ao professor
Sabrina Areias Teixeira como parte das exigências da disciplina
COM396 - Seminários Temáticos
Nome:
Amanda
02461
Viçosa, Minas Gerais
Junho/2014
Introdução
Em essência o trabalho apresenta as relações da comunicação com a linguística. Esse assunto é particularmente relevante quando se trata de comunicações científicas, formuladas em linguagem específica.
No entanto, o que para um linguista ou comunicador pode parecer um simples fato técnico, isto é, a passagem de uma estrutura de informação de seu emissor para o seu receptor pode se transforma em algo extremamente complicado, caso não seja utilizado de uma linguagem adequada. Esse fato é especial porque, através da informação produzida, e com a ajuda de um sistema simbólico, um sujeito procura relatar a sua experiência vivenciada para outros sujeitos. Ou seja, tenta passar sua experiência vivida na esfera privada da criação individual para a esfera pública.
Divulgação Científica
A divulgação científica é o ato de absorver informações sobre determinados assuntos e saber repassa-las ao público de modo geral, de forma que todos consigam compreender do que se trata, mesmo não tendo conhecimento especifico da área.
A divulgação dessas informações pode acontecer através de internet, televisão, rádio, feiras e impressos. A difusão da ciência para o público é tão antiga quanto a própria ciência e atendeu, ao longo da História, às mais diversas motivações e objetivos. As formas de divulgação e popularização das ciências evoluíram acompanhando a própria evolução das ciências e da tecnologia, gerando grande variedade de formas, meios e instrumentos de divulgação, como: congressos, seminários, palestras, conferências, publicações variadas (livros, revistas, jornais, folhetos etc) à criação de museus com exposições abertas ao