Resumo: Individuo e cultura
DISCIPLINA: Antropologia da Educação
TIPO: Resumo
PROFESSOR:
DATA: 23.03.2013
NOME DO ALUNO:
RESUMO
3. OS INDIVIDUOS PARTICIPAM DIFERENTEMENTE DE SUA CULTURA
O ambiente cultural em que um indivíduo é inserido ocorre regras e limites a ser seguido, isso devido a tradições e costumes do meio, em que algumas espécies têm atuações peculiares, seja pela idade, tipo de sexo e entre outras Essas imposições são criadas pelos próprios componentes do grupo social.
Em restrição a esse diferencial relacionando a um tipo de sexo em uma determinada cultura. As mulheres são as mais privadas de exercer determinadas posições sob o pretexto de serem do sexo feminino, sua cooperação é tão somente cumprir seu papel de esposa exemplar e boa reprodutora. É justamente neste contexto, que surgem as participações diferenciadas dos indivíduos dentro de sua própria cultura.
Existem também limitações quanto às classes etárias dependo da civilização, ora de ordem cronológica e ora estritamente de ordem cultural: crianças e idosos julgados pela incapacidade mental e física não tem condições de assumir responsabilidades e atividades exclusivas a adultos. Mesmo essas determinações sendo aceitas pelas pessoas, as diferenças de uma faixa etárias significa inaptidão extrema? Por que um jovem de 18 anos pode assistir a determinados filmes que um de 17 anos, 11 meses e 20 dias não o pode? Além de outros exemplos citados no texto.
Mas qualquer que seja a sociedade não há a possibilidade total de dominar todos os aspectos de sua cultura, por não haver perfeição em nenhum sistema de socialização. Algumas pessoas têm um papel especial a ser desempenhado enquanto outros são privados por leis comuns. O ser ao agrupar-se deve no mínimo ter um conhecimento das regras gerais para atuar com sucesso, então poderá ser afastado ou se afastar pela