Resumo do livro: cultura um conceito antropológico
1. A Cultura condiciona a visão de mundo do homem.
Idéia central: O etnocentrismo. A cultura do outro é exótico. A minha cultura é a mais correto.
Resumo: Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas. A nossa herança cultural, desenvolvia através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural. Podemos entender o fato de que indivíduos de culturas diferentes podem se facilmente identificados por uma série de características. O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denomina etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais. O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade. Comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciação negativa dos padrões culturais de povos diferentes. Práticas de outros sistemas culturais são catalogadas como absurdas, deprimentes e imorais.
Exemplo: A gastronomia do Japão é totalmente exótica, contendo espetinhos de insetos, pênis de animais, etc, ao contrario dos Brasileiros, pois a comida deles é diferente e não estamos acostumados.
2. A Cultura interfere no plano Biológico
Idéia Central: A cultura interfere nos aspectos fisiológicos, podendo ajudar no aspecto biológico interferindo sobre a vida e a morte dos membros em sociedade.
Resumo: A cultura interfere na satisfação das necessidades fisiológica básicas. Ela pode condicionar outros aspectos biológicos e até mesmo decidir sobre a