Desenho
Prof. Dr. Joaquín Soria Torres
Nome: Sandrine G. Rodrigues
Turma: F
Nº 21536208
Cadeira Wiggle Criada pelo arquitecto Canadense Frank Owen Gehry, é uma obra repleta de estruturas curvas, com design inovador e abstracto. A "Cadeira Wiggle" também faz referência à estética de design inovador dos anos 60, particularmente na década da experimentação dos assentos de plástico. Sua obra “Wiggle Chair”, feita a partir de várias camadas de corte de papelão ondulado virou peça de museu. Foi realizada entre 1969 e 1972, e está ligada ao modernismo (1). Na minha opinião é uma cadeira muito bem concebida, com muita originalidade, e salienta-se de todas as outras cadeiras graças à sua curvatura.
Chaise Longue
Em 1929, o arquitecto suíço Charles Édouard Jeanneret Gris (Le Corbusier), com a colaboração de Charlotte Perriard, criaram uma cadeira de descanso, ajustável. Para o Le Corbusier, o mobiliário era mais que um elemento, era uma utilidade da casa. Esta cadeira é constituida por um semi circulo de tubos de aço cromado que pode ser ajustavel em varios ângulos de reclinação, contra uma base de madeira escura. Embora o estatuto possa ser de couro, o original era de pele de pónei preta e branca (com uma pequena almofada retardada para a cabeça). Esta obra está ligada ao modernismo, e na minha opinião esta foi muito criativa, e é muito original, sendo uma cadeira muito diferente do que é habitual, que se estrutura por linhas rectas e curvas, ao mesmo tempo.
Blue & Red Chair
Criada pelo arquitecto e designer Rietveld. Esta obra foi projectada em 1924, e inicialmente foi pintada de preto, cinzento e branco, e mais tarde influenciada pelo Neoplasticismo (2) foi modificada para se assemelhar com as pinturas de Piet Mondrian, mas em três 3 dimensões, dando tambem a sensação de serem quentes e