Tratado de cultura
No aspecto social, afirma-se, cultura se define hoje em dia como o conjunto dos aspectos intelectuais, moraris, materiais,dos sistemas de valores, dos estilos de vida que define uma civilização.
E em comparação a definição de cultura no século 18 "os tratamentos que se dão à terra para torná-la mais fértil & às árvores & às plantas para que se desenvolvam melhor & produzam mais, diz-se também, em sentido figurado, da preocupação com as artes & com o espírito”.
Segundo Burckhardt cultura é: "ao conjunto das atividades do espírito que têm lugar espontaneamente e não visam nem um valor universal nem um caráter de obrigatoriedade. A cultura modifica continuamente e desagrega os dois organismos estáticos da vida, salvo quando estes a tenham sujeitado por completo e obrigado a servir exclusivamente os seus desígnios, e acrescenta "a cultura é um processo multifacetado através do qual a atividade elementar e original da raça se transforma em saber refletido e culmina, em seu estágio mais elevado, na ciência e na filosofia, isto é, no pensamento puro. A forma exterior que a cultura assume face ao Estado e à religião é a sociedade". Com Lutero e a tradução da bíblia para o alemão e as diversas interpretações do que antes constituía uma verdade imposta, surgiu uma nova concepção de cultura. Em seus Fragmentos, o sábio de Basiléia retirou todas as conseqüências da Reforma protestante. Independentemente dos aspectos religiosos dessa evolução, "o resultado foi um conjunto de indivíduos, em número infinitamente superior ao que havia antes, terem despertado para a vida do espírito e a religião, ao assumir um caráter mais interior, ter desenvolvido a espiritualidade de círculos muito