Resumo II Sociologia
PSICOLOGIA – SOCIOLOGIA
3º semestre
EQUIPE:
Ana Paula Fornari Duarte
6446306267
André Luis Granjeiro
6273279618
Claudia Magalhães de Castro
6451317005
Daiane Sacramento da Silva
6450307472
Glaucia dos Santos Vinagreiro Fazani
6696386538
Marilene de Jesus Chiliz
7029504217
Professora: Andréia Durelo
Campinas
Maio, 2014
As instituições sociais: As instituições sociais existem por preencherem necessidades algumas evidentes outras não.
Alguns elementos são comuns às instituições: pessoas, leis, costumes, cerimônias, bens materiais. Todas elas quando analisadas justificam sua existência, permanência e aceitação na sociedade.
Mesmo ilegal quando interiorizada pela sociedade é considerada uma instituição social, um exemplo é o jogo do bicho (jogo este de maior confiabilidade no Brasil).
As instituições sociais diferem dos grupos sociais, pois os grupos sociais são pessoas que encontram objetivos comuns e se encontram em interação social já as instituições são regras e procedimentos padronizados dos diversos grupos.
Conceito de instituição social: As instituições são sistemas complexos e organizados que incorporam valores e procedimentos comuns, surgem das necessidades de um povo.
O processo de institucionalização: Padronização e rotinização de uma atividade que passa neste processo a ter regras, objetivos, normas, status, papeis sociais aceitos pela sociedade. O comportamento espontâneo e imprevisível quando institucionalizado passa a ser regular e previsível.
Símbolos culturais: Servem para lembrarem a instituição.
A aliança remete a família.
O crucifixo remete a religião.
Marcas remetem as suas empresas.
Alguns prédios mostrar, sem apresentar nenhum letreiro, para que servem, como igrejas por exemplo.
As instituições sociais básicas são: família, instituições religiosas, instituições econômicas, instituições educacionais e instituições políticas.
Destas as que têm a