Verbo E Adverbio
Disciplina: Fundamentos acadêmicos do Português
Professora: Roberta Azevedo
VERBO
Verbo é a palavra que pode variar em número, pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestações de fenômenos da natureza..
Flexões verbais. Os verbos podem apresentar variação de número, pessoa, modo, tempo e voz. Número: As formas verbais podem variar quanto ao número, pois podem apresentar-se no singular ou no plural, a depender da relação que se estabelece entre elas e as formas nominais a que se referem. Se fazem referência a um ser apenas estão no singular, se a referência for a mais e um ser, estarão no plural. Assim enquanto TRABALHA é uma forma verbal no singular, enquanto TRABALHAM é uma forma verbal no plural. Pessoa: Marcam-se também formalmente, nas formas verbais, as chamadas pessoas do discurso que já estudamos quando falamos sobre os pronomes. Assim a forma verbal estará na primeira pessoa se fizer referência à primeira pessoa do discurso, a pessoa que fala (eu trabalho, nós trabalhamos); estará na segunda pessoa se fizer referência à segunda pessoa do discurso, a pessoa com quem se fala (tu trabalhas, vós trabalhais); estará na terceira pessoa se fizer referência à terceira pessoa do discurso, a pessoa de quem se fala, ou seja, o referente do discurso (ele/ela trabalha, eles/elas trabalham). Modo: Os modos indicam a atitude do falante com relação ao conteúdo de seus enunciados. São três os modos em que se podem manifestar as formas verbais:
Indicativo (o conteúdo do enunciado é tomado, pelo falante, como certo). Meus filhos comem frutas e bebem leite todos os dias.
Subjuntivo (o conteúdo do enunciado é tomado pelo falante como duvidoso, hipotético, incerto em termos de probabilidade de ocorrência). Se os meus filhos comerem frutas e verduras todos os dias serão adultos saudáveis.
Imperativo ( o conteúdo do enunciado expressa uma atitude de ordem,