Resumo Do Cap Tulo II Manual De Sociologia Delson Ferreira
941 palavras
4 páginas
Curso de Graduação em Direito Resumo do capítulo II Manual de Sociologia Delson Ferreira
Santo Antônio de Jesus BA
2015
Resumo do capítulo II Manual de Sociologia Delson Ferreira
Orientadora Laudicéia
Soares
Santo Antônio de Jesus BA
2015
Resumo do capitulo II Manual de Sociologia Delson Ferreira
As relações sociais permeiam na sociedade desde os tempos remotos. Ser sociável é uma necessidade humana e inerente ao ser. Durante o dia a dia, as interações humanas se fazem necessárias para a articulação de projetos, discussão de temas de cunho científico e filosófico ou, até mesmo, um diálogo supérfluo.
Dessa forma, tais interações constituem o objeto de estudo da Sociologia. No século XIX, sugiram as primeiras teorias sociológicas na Europa, esses sociólogos voltaram os seus estudos para as relações interpessoais frente à sociedade, tendo como base os critérios científicos. No contexto capitalista, sob a influência da burguesia comercial, as comunidades presenciavam o individualismo.
Com isso, os cientistas sociais tentaram explicar como as influências individuais afetavam a coletividade e vice versa. Com a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, uma nova ordem política e econômica foi instaurada, sendo marcada pelos conflitos das classes sociais e pelas crises econômicas. Por consequência, muitos