Max Weber 2
Abordaremos de uma forma simplificada e resumida a história e conceitos do sociólogo e economista alemão Max Weber, este que é considerado um dos fundadores da sociologia moderna. Seu estudo sobre as ciências sociais também pode ser sentido na economia, filosofia, no direito na ciência politica e na administração.
Max Weber foi quem deu maior introdução as “ações sociais”, termo que ganhou maior destaque após seu ser referenciado ao termo.
1. MAX WEBER
1.1 Biografia Sociólogo e economista alemão; nasceu em Enfurt, em 21 de abril de 1864; seu nome completo era Maximilian Carl Emil Weber; viveu no período em que as primeiras disputas sobre metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobretudo seu país, a Alemanha. Filho de uma família de classe média alta, com o pai advogado, Weber encontrou em sua casa uma atmosfera intelectualmente estimulante. Ainda era criança quando se mudaram para Berlim. Em 1882 foi para a Faculdade de Direito de Heidelberg. Um ano depois se transferiu para Estrasburgo, onde prestou o serviço militar. Em 1884 reiniciou os estudos universitários, em Göttingen e Berlim, dedicando-se as áreas de economia, história, filosofia e direito. Trabalhou na Universidade de Berlim como livre-docente, ao mesmo tempo em que era assessor do governo. Cinco anos depois, escreveu sua tese de doutoramento sobre a história das companhias de comércio durante a Idade Média. A seguir em 1891 escreveu a tese "A História das Instituições Agrárias". Casou-se, em 1893, com Marianne Schnitger e, no ano seguinte, tornou-se professor de economia na Universidade de Freiburg, transferindo-se, em 1896, para a de Heidelberg. Suas atividades de professor e pesquisador foram interrompidas continuamente, depois de 1897, em virtude de colapsos físicos e nervosos. Só voltou à atividade em 1903, participando da direção de uma das mais destacadas publicações de ciências sociais da Alemanha. No ano seguinte publicou ensaios sobre a objetividade nas