A SOCIOLOGIA DE WEBER
1. A SOCIOLOGIA DE MAX WEBER (1864 - 1920)
2. “ cada sociedade é um conjunto de individualidade sociocultural formada de componentes historicamente agrupados” Max WeberWeber entedia que o objeto de estudo é apenas um fragmento finito da realidade. Assim, concorda com a impossibilidade de entender os fenómenos sociais em sua totalidade. Assim, Weber desenvolveu uma ferramenta de investigação chamada TIPO IDEAL. Escolha, por parte do cientista, de elementos considerados mais relevantes. Estatística e História tem grande valor. Relação Social: “probabilidade que uma determinada conduta tenha seu sentido compartilhado por diversos agentes” .
3. O pensamento alemão surge contraste ao positivismo: Idealismo: possui um caráter observativo de cada formação social. Externa Max Weber Critica a proposta de “coisificação” Coercitiva (1864-1920) da sociedade. Generalizada é resultado de uma enorme e inesgotável interação entre os indivíduosO Ponto central da sociologia deWeber é a ação social. Significado da ação se encontra em suas conseqüências Ação Social: todo comportamento cuja origem depende da reação ou expectativa de outras partes envolvidas. È o indivíduo que, por meio dos valores sociais e sua motivação, produz o sentido da ação social.
4. Tipologia das ações sociaisAção racional com relação valores: Estaassociada à fidelidade aos valoresindividuais (ético/religioso), aos princípiosdo indivíduo.Ação emocional/afetiva: é definida poruma reação emocional ou humor dosujeito.Ação Tradicional: aquele estabelecidopela crença nos hábitos e/ou costumes.Ação racional com relação a fins:determinada pelo calculo racionalpreviamente definido; objetivo.
5. EXEMPLOS: Relaxar ao DomingosAção Tradicional A utilização de talheres Comemorar a vitória de um time Ação Afetiva Mãe maltrata seu filho ao corrigi-lo Ação Racional Ir a Igreja com Relação a A escolha de um partido político valores Ação Racional Transações econômicas