resumo identidade e diferen a
Ele apresenta alguns conceitos diferentes de identidade abordando que identidade é, aquilo que é ,ou seja, minha nacionalidade, minha raça ,minha cultura ,minha religião entre outros, entretanto, se há uma identidade , há uma diferença. Esse conceito de identidade precisa de caracterizações que, para que se entenda a formação de identidade, precisamos envolver reivindicações essencialistas baseadas na identidade étnica, uma história comum é que a identidade é relacional, sendo que a diferença se estabelece através da marcação simbólica em relação a outras identidades, que está vinculada também a questões sociais e materiais.
Podemos dizer ainda que existe uma diferença entre falar “eu sou brasileiro e ele é japonês” levantando em questão, a identidade, posso dizer que, há uma diferença entre os dois ,pois ao dizer sou brasileiro lembro do meu país, da forma com que ele foi colonizado ,das paisagens e da sua diversidade cultural, também posso abordar características ruins como um país de muita miséria, sem muitos investimentos na educação entre outros. Percebe-se que o Japão em sua característica , possui umas das melhores economias do mundo, uma educação de alta qualidade etc... damos uma comparação de um país ,para o outro e observamos que cada um tem a sua identidade e com isso surge as diferenças.
A identidade e a diferença são interdependentes ,são resultados de atos da criação linguística ,ou seja não são elementos da natureza. Onde podemos também analisar isso, é no convívio familiar, que absolvemos costumes de nossos pais ,mas nem tudo adotamos para fazer parte de nossa personalidade, formulando assim ,uma nova