Resumo - Howard Gardner
Howard Gardner é professor de cognição e educação na Harvard Graduate School of Education, professor adjunto de psicologia na Universidade de Harvard e diretor‑senior do Harvard Project Zero. Gardner recebeu um prêmio MacArthur Fellowship em 1981, títulos honoris causa de 26 faculdades e universidades, incluindo instituições da Bulgária, Chile, Grécia, Irlanda, Israel, Itália e Coreia do Sul. Em 2005 e em 2008, foi selecionado pelas revistas Política Externa e Prospect como um dos cem intelectuais mais influentes no mundo.
Autor de 25 livros traduzidos em 28 idiomas e de vários artigos, Gardner é conhecido pela sua teoria das inteligências múltiplas, uma crítica que existe apenas uma única inteligência humana que pode ser avaliada pelos instrumentos psicométricos. Gardner e seus colegas estiveram envolvidos nas avaliações de desempenho baseadas na educação para a compreensão e o uso das inteligências múltiplas, obter um currículo mais personalizado, melhor instrução, pedagogia adaptada e aprimorar a qualidade de esforços interdisciplinares na educação.
Meados dos anos 90, com os psicólogos Mihaly Csikszentmihalyi e William Damon, Gardner dirigiu o projeto GoodWork, estudo sobre o trabalho que é excelente, envolvente e ético.
Após um longo tempo no projeto Zero, junto aos colegas Lynn Barendsen e Wendy Fischman, Gardner faz sessões destinadas à compreensão e a incidência de um bom trabalho entre os jovens. Com Carrie James, ele também está investigando a confiança na sociedade contemporânea e as dimensões ao uso das novas mídias digitais.
Em 2008, Gardner fez três palestras no museu de arte moderna de Nova Iorque com o tema “O verdadeiro, o belo e o bom: reconsiderações em uma época digital pós-moderna”.
Os testes de Q.I. E as Inteligências Múltiplas (IM)
Muitos psicólogos, preocupados com o êxito no processo de escolarização, construíram testes para medir a inteligência e as capacidades intelectuais. Esses testes verificavam a