Gardner
RESUMO
O presente artigo teve como intuito apresentar a perspectiva pedagógica da Teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner e discorrer sobre o processo de Aprendizagem no contexto escolar. A teoria pontua que a inteligência é considerada a capacidade que o sujeito possui de resolver problemas e elaborar estratégias, podendo ser dividida em oito tipos: musical, linguística, lógico-matemática, interpessoal, intrapessoal, cinestésico-corporal, espacial e naturalista. Gardner admitiu não existir uma única inteligência e sim, múltiplas relacionadas entre si. Além das capacidades referentes à compreensão e raciocínio, existem outras inteligências demonstradas pelos alunos que deveriam ser analisadas e estimuladas no ambiente escolar. O processo educativo, quando relevante é aquele que considera o educando em todas as suas especificidades, sendo este capaz de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas e para que o professor forme cidadãos preparados para aprender a aprender, se faz necessário, que compreenda o conceito de inteligência e como acontece o processo de aprendizagem por parte de seus alunos.
Palavras-chave: Inteligências Múltiplas; Ensino-Aprendizagem; Prática Pedagógica; Ação docente.
INTRODUÇÃO
A Teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner revolucionou o campo da psicologia cognitiva ao questionar a tradicional visão da inteligência, na maioria das vezes avaliada por testes padronizados que privilegiam habilidades linguísticas e lógico-matemáticas e geram um valor numérico (QI= Quociente de inteligência).
Para incorporar adequadamente o campo da cognição humana, Gardner considera que é necessário " (. . .) incluir um conjunto muito mais amplo e mais universal de competências do que comumente se considerou". Seguindo esta linha, o autor define inteligência como "a capacidade de resolver problemas ou de