Resumo: homem visão histórica i e ii
O texto apresenta uma visão histórica do homem na Antiguidade Oriental, Ocidental e no Mundo Medieval.
O autor tenta induzir a uma definição de “homem”, mas uma definição que não acaba por si só, devido ao estado constante de mudança do ser humano.
“Em cada período histórico, os homens buscam valores e princípios que dêem significado à sua vida, constroem explicações sobre seu mundo, mudam suas ações e princípios, criam diferentes culturas, estabelecem relações sociais; por isso dizemos que o homem é um ser em processo, um ser histórico.”p 26
Os princípios que caracterizavam o homem na Antiguidade Oriental baseavam-se nas culturas egípcias e chinesas, que são apresentadas a seguir:
“a harmonia, a obediência, o poder da palavra e da língua escrita e o respeito à hierarquia”. p 30.
Na Antiguidade Ocidental, inicialmente na Antiguidade grega os princípios que caracterizavam o homem eram a virtude e o pensar, porém, considerava o saber a maior virtude. Na Grécia clássica surge a importância do cultivo do pensamento racional.
“o homem deve buscar conhecer racionalmente o mundo, porque essa é a sua maior virtude.” p 32
No mundo Medieval, “ a razão deve se submeter à fé” e o homem ideal passa a ser “aquele que abdica do mundo terreno e controla racionalmente as suas paixões, que valoriza o mundo espiritual.” p 33
Resumo
O texto apresenta uma visão histórica do homem na Antiguidade Oriental, Ocidental e no Mundo Medieval e mostra os princípios que norteavam o ser humano nesses períodos históricos.
O autor tenta induzir a uma definição de “homem”, mas uma definição que não acaba por si só, devido ao estado constante de mudança do ser humano.
De acordo com ele “Em cada período histórico, os homens buscam valores e princípios que dêem significado à sua vida, constroem explicações sobre seu mundo, mudam suas ações e princípios,