Resumo histórico do SUS
O SUS tem inicio em 1988 a partir dos desejos da população em adquirir serviços públicos em saúde de modo universal , gratuito. Foi idealizado por uma parcela da população e pelos movimentos sociais,discutindo a saúde não apenas como um bem mas como um direito definido e assegurado pelo estado. Onde todos os cidadãos deveriam exercê-lo em sua plenitude, independentemente de onde se mora ou que condição vive.
O Programa Saúde da Família se apresenta como ferramenta de inclusão desse individuo ao SUS, a intenção é que a descentralização e a estratificação das funções em prol da saúde nas esferas de governo contribuam para que se atinja um grau de eficiência e que cada um de gestora agente seja capaz de assumir as responsabilidades referentes a sua área.Resumidamente o SUS agrega tanto estrutura e políticas voltadas para promoção,prevenção e atenção a saúde(pacto pela vida no trânsito, hiperdia, rede cegonha), de caráter governamental e também estruturas referentes a convênios com a rede privada, pagos pelo sistema de prestação de serviços.
Dentro do Programa Saúde da Família(PSF) que hoje é chamado Estratégia saúde da Família(ESF) ,devido entender-se que a promoção a saúde é um processo continuo e que precisa se adequar e acolher as necessidades de um determinado território. Concretiza-se na ESF o núcleo de toda a atenção e que para que funcione com eficiência necessita do comprometimento de todos os atores envolvidos. A equipe determina foco na sua microarea especifica onde a figura do ACS e seu atendimento configura toda uma cascata de eventos favoráveis a estratégia. Daí a característica principal do ACS como agente é pertencer aquela região a fim de gerar laços de confiança entre programa e usuário, sendo assim um potencializador de sucesso do programa.