Resumo Hie
As tarefas principais ensinadas, hoje em dia, na escola elementar, básica ou primária são: ler, escrever, contar ou fazer operações. Mas nem sempre foi assim. Ainda no final da Idade Média e início da modernidade priorizava-se o ensino teológico e formador de eclesiásticos. Essas tarefas eram ensinadas no “interior da família ou durante a aprendizagem de um ofício por meio de um tipo particular de aprendizagem” (Ariès, 1996, p.226).
(Pré)-História: um olhar ao final da Idade Média
Algumas das antigas universidades da Idade Média ensinavam latim, lógica e retórica e outras ensinavam elementos bem parecidos com o que é ensinado no Ensino Médio de hoje em dia. As universidades funcionavam “por empréstimo” em instituições eclesiásticas ou casas particulares. Não havia assento e por isso era espalhado feno no chão para evitar dores nas costas. As pensões tiveram grande papel para abrigar estudantes e seus livros e acabaram por se tornar uma espécie de internato. Com o tempo, essas pensões se tornaram em um espaço de aprendizagem e não mais confinamentos. A escola medieval se transformou mais uma vez ao dar importância a diferença de idade de seus estudantes, que antes era “uma espécie de escola técnica para o ofício sacerdotal, tanto ‘dos velhos quanto dos jovens’” (Ariès, 1996). Mas ainda não havia uma forma específica de ensino para crianças, elas aprendiam a escrever quase como um adulto. Na modernidade que as crianças vão ser tratadas com tratamento e sensibilidade particulares.
A sala de parto da sala de aula: A divisão em Religiões A Reforma Protestante estabeleceu novos paradigmas religiosos, que modificaram a fé cristã, o ser humano e a sociedade européia do século XVI. As doutrinas do sacerdócio universal e da autoridade máxima das Escrituras, formuladas por Lutero, romperam definitivamente com a tradicional e milenar hierarquia eclesiástica. Todos precisavam conhecer a palavra de Deus,