GERENCIAMENTO DAS MUDANÇAS E OS PARADIGMAS
Na passagem para o século XXI, mudanças de grande intensidade, em todos os tipos de ambien- tes (competitivo, tecnológico, econômico e social), provocaram o surgimento de novos conceitos e novas técnicas para administrar as organizações.
Faremos uma comparação entre as tradições e as inovações impostas por essas mudanças de para- digmas. Paradigmas são modelos ou padrões que servem como marcos de referência, para explicar e ajudar as pessoas a lidar com situações. Os pa- radigmas mudam constantemente. As mudanças variam em termos de velocidade, permanência e magnitude. A Revolução Industrial, por exemplo, repre- sentou uma mudança de grande magnitude, em tempo relativamente curto, que moldou inúmeras características da sociedade atual.
Formas de produção e consumo, urbaniza- ção, divisão das pessoas em classes, profssões e muitos outros aspectos da sociedade fazem parte do paradigma criado pela Revolução Industrial.
A Revolução Industrial pode ser resumida em poucas tendências de grande magnitude, cujo vetor principal foi a invenção das máquinas que complementaram e substituíram o trabalho huma- no. No início do século XXI, a Revolução Industrial continua evoluindo, fazendo a sociedade humana ingressar na marcha para a Revolução Digital, que começou em meados do século XX e representou a complementação e substituição de certas ativida- des intelectuais por computadores.
A passagem para a era pós-industrial e a Re- volução Digital provocaram a mudança de muitas concepções tradicionais.
Resumo do contraste entre as duas situações:
CARACTERÍSTICAS TRADICIONAIS CARACTERÍSTICAS NO SÉCUlO XXI
Revolução Industrial: substituição e potencializa- ção do trabalho humano por meio de máquinas.
Revolução Digital: substituição e potencialização das funções humanas de decisão, comunicação e pro- cessamento de informações por computadores.
Classe operária numerosa, em confito com uma
classe