plano de negocio
A implantação de uma indústria de biscoitos caseiros é simples e sua operação não requer mão-de-obra especializada; com um simples treinamento, cozinheiros com experi- ência podem operar os equipamentos e processar as matérias-primas de acordo com recei- tas estabelecidas. Os insumos para produção são encontrados facilmente no mercado, em empresas atacadistas de alimentos, hipermercados e supermercados.
De forma geral, o processo de produção constitui-se da elaboração da massa, lamina- ção, moldagem, assadura, descanso e embalagem.
É importante ter controle sobre a temperatura dos ingredientes durante o preparo, a ordem e o método de agregação dos ingredientes, bem como do tempo de preparo e da temperatura de cozimento. Deve-se ter especial atenção às boas práticas de fabricação, incluída a higiene.
O Brasil é o 11º maior consumidor per capita de biscoitos, do mundo, com 6 quilos/ano, conforme estudos da Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos. Ademais a tendên- cia é de aumento da demanda por este tipo de alimento, face ao crescimento do consumo das pessoas classificadas nas faixas de renda menos favorecidas e a transformação do há- bito alimentar da população – privilegiando a cada dia mais a alimentação fora do domicílio e a demanda por alimentos prontos para o consumo.
Os fabricantes de biscoitos artesanais devem se valer do varejo alimentício para distri- buir seus produtos, pois somente 5% das vendas das grandes indústrias de biscoitos são vendidas a esse canal de distribuição. As vendas devem ser direcionadas aos supermerca- dos de pequeno porte, padarias, lanchonetes, lojas de conveniência, cantinas e cafeterias.
Biscoitos doces (amanteigados, achocolatados, etc.) e salgados (sabores diversos – queijo, cebola, etc.)
Para agregar valor e ter vantagem comparativa, o empreendedor poderá se valer de emba- lagem bem-apresentada, ressaltando as qualidades alimentícias do produto, bem como da