RESUMO Globaliza O
Globalização, um conceito muito discutido e falado, mas com poucas referencias históricas. Praticamente tudo que se fala hoje na economia, politica, ciência, viagens, comunicações e sociedade credita-se, ou debita-se a esse termo. Com o olhar do homem contemporâneo, podemos afirmar que, hoje esse fenômeno concretiza-se via comercio entre nações, em forma de contatos culturais, pela via militar, econômica, e principalmente, pelas comunicações que deixam o planeta interligado praticamente de forma instantânea.
Mas, de fato quando começou? Quem começou? Por que começou? Quais suas características principais? Quando olhamos para a historia, para analisar o conceito, deixa-se claro que essa é uma historia ocidental é que foi padronizada nos livros de historia pelo mundo ocidental (Europa – Alemanha até Portugal e Grécia, passando pela Itália e Indo até a Inglaterra).
Para muitos esse fenômeno humano teve inicio por volta de 1980. Para outros desde sempre, mas devemos estabelecer que, se o fenômeno existe desde sempre, ele ganhou nomes diferente através da história, bem como, na historia ocidental, ele teve alguma cultura, povo ou nação como liderança do processo, isso padronizando, comandando, impondo e dominando. Isto é, quem lidera o fenômeno batiza e impõe regras de uma maneira geral.
Trabalhando dentro de uma perspectiva ocidental da historia, podemos afirmar que, na antiguidade oriental, os mesopotâmicos e egípcios levaram adiante tal processo. Ao contatar com outros povos, via trocas comerciais, culturais, militares, essas primeiras civilizações contribuíram para a globalização. Mas também o fato de os Judeus, com sua cultura religiosa e suas leis, que foram determinantes para o mundo ocidental, terem encontrado uma forma de disseminar suas ideias (via religião e escrita) pode ser exemplos para a globalização.
Em Roma, temos a verdadeira consolidação na globalização quando temos umas Pax Romana que