Resumo globaliza o Octavio Ianni
UNEAL – Universidade do Estado de Alagoas
Campus III – Palmeira dos Índios
Curso: Licenciatura de Geografia – 1º Semestre
Disciplina: Sociologia
Professor: Dhiego Medeiros
Alunos: Celso Luis Ribeiro de Farias / Maria Juliana da Silva Costa
RESUMO DO ARTIGO: Globalização: novo paradigma das ciências sociais
As ciências sociais no prenúncio do século XXI se depara com um novo desafio onde seu objeto torna-se visível alcançando amplas proporções. O que socialmente era dividido em fronteiras geográficas afastadas, limitadas a acontecimentos de raio local, se configurou como um novo mundo pertencente a uma sociedade global. As relações, os processos, politicas, estruturas econômicas, demográficas, geográficas, históricas, culturais e sociais que antes se limitavam a se desenvolver em uma escala nacional, tornou-se relevante ao desenvolvimento mundial. Essa mudança impactou a forma do pensamento científico que requer uma adequação para atender a constituição e os movimentos da sociedade global.
A sociedade nacional está sendo assimilada gradualmente por essa nova sociedade global, onde seus códigos e signos não são amplamente conhecidos. Essa mudança de paradigma requer a formação de novos conceitos e criação de categorias antes nunca vistas o que naturalmente gerará novas interpretações. Os limites da sociedade e do estado nunca foram claramente definidos, sempre formos acostumados a pensam que suas fronteiras eram as mesmas, ou ainda pior: tentamos perceber como essa relação se constituía em nível de subordinação, onde os valores morais mais elevados definiram o subjugo nessa relação. Socialmente vivemos em estados, como sociedade o estado têm história e tradições, o que efetiva a imagem da realidade social.
Como objeto de estudo, a sociedade global tem sido alvo de interpretações, em seus diversos aspectos. Já são muitos os que pensam a sociedade em âmbito transnacional, mundial ou propriamente global, mesmo quando não estão utilizando esta noção,