Resumo Gestão de Custos
DIRETOS SÃO AQUELES QUE PODEM SER APROPRIADOS DIRETAMENTE AOS PRODUTOS FABRICADOS, PORQUE HÁ UMA MEDIDA OBJETIVA DE SEU CONSUMO NESTA FABRICAÇÃO.EXS: MATERIA-PRIMA, MAO-DEOBRA DIRETA.
INDIRETOS: SÃO OS CUSTOS QUE DEPENDEM DE CALCULOS, RATEIOS OU ESTIMATIVAS PARA SEREM APROPRIADOS EM DIFERENTES PRODUTOS, SÃO OS CUSTOS QUE SÓ SÃO APROPRIADOS INDIRETAMENTE AOS PRODUTOS. O PARAMETRO UTILIZADO PARA AS ESTIMATIVAS É CHAMADO DE BASE OU RATEIO.EX: ALUGUEL DE FABRICA; ENERGIA ELETRICA QUE NÃO PODE SER ASSOCIADA AO PRODUTO.
2 – O QUE SÃO CUSTOS FIXOS ??
SÃO AQUELES CUJOS VALORES SÃO OS MESMOS QUALQUER QUE SEJA O VOLUME E PRODUÇÃO DA EMPRESA. Ex: ALUGUEL DE FABRICA
3 – QUAL A DIFERENÇA DE CUSTEIO DIRETO E DE ABSORÇÃO ??
CUSTEIO DIRETO – É O METODO DE SE AVALIAR OS ESTOQUES DE PRODUTOS, ATRIBUINDO-SE A ELES APENAS E TÃO SOMENTE OS CUSTOS VARIAVEIS DE FABRICAÇÃO, SENDO OS CUSTOS FIXOS DESCARREGADOS DIRETAMENTE COMO DESPESAS NO PERIODO.
VANTAGENS: EVITA MANIPULAÇÕES; FORNECE O PONTO DE EQUILIBRIO; DESTACA O CUSTO FISICO.
DESVANTAGENS: O VALOR DO ESTOQUE NÃO CONTEM RELAÇÃO COM O CUSTO TOTAL. NÃO É ACEITO NO BALANÇO PATRIMONIAL.
CUSTEIO POR ABSORÇÃO: SIGNIFICA APROPRIAÇÃO AOS PRODUTOS ELABORADOS PELA EMPRESA, DE TODOS OS CUSTOS INCORRIDOS NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO, QUER ESTEJAM DIRETAMENTE VINCULADOS AO PRODUTO, QUER SE REFIRAM A TAREFA DE PRODUÇÃO EM GERAL E SO PASSAMA ASER ALOCADOS AOS BENS FABRICADOS INDIRETAMENTE MEDIANTE RATEIO.
VANTAGENS: AOBEDECE AO PRINCIPIO DA COMPETENCIA, APROPRIADA AO CUSTO FIXO; É MAIS REALISTA EM TERMOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUE
DESVANTAGENS: NÃO FORNECE INFORMAÇÃO GERENCIAL, POIS NÃO PERMITE A IDENTIFICAÇÃO DA RELAÇÃO CUSTO – VOLUME – LUCRO.
4 – COMO FUNCIONA O ORÇAMENTO DE CAIXA???
O DESENVOLVIMENTO DO ORÇAMENTO DE CAIXA ENVOLVE UMA PROJEÇÃO DAS ENTRADAS E SAIDAS DE CAIXA, AS NECESSIDADES DE FINANCIAMENTO E O CONTROLE DOS RECURSOS FINANCEIROS.
AS